Geração INOV Contacto: Luis Cancela, fundador da SCIOKO

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Contact Us


Homepage » InovContacto

Geração INOV Contacto: Luis Cancela, fundador da SCIOKO 

B.I.: 

Nome estagiário: Luis Cancela

Edição Contacto: C15

Formação base: Gestão Hoteleira

Empresa de estágio: Venetian Macau Ltd

País de estágio: China (Macau)

 

Luis Cancela

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após uma estadia de 4 anos em Londres (2005/2009) entre estudos e formação profissional, o regresso a Portugal foi forçado devido ao baixo numero de oportunidades que, já nessa altura, Inglaterra oferecia aos jovens licenciados. De volta a Portugal, uma experiência de 18 meses numa startup na área de turismo e hotelaria deu-me a motivação para voltar a sair à procura de um novo rumo e de novas e maiores oportunidades. O programa Inov Contacto foi um meio para atingir um fim.

 

Em Macau encontrei um mundo e cultura que desconhecia totalmente, e mesmo os letreiros de rua e sinalizações em Português não disfarçavam as diferenças culturais evidentes. A nível profissional, a experiência no Venetian foi determinante para perceber como funciona uma empresa com uma dimensão pouco usual no mundo hoteleiro, e o background americano criou novas perceções sobre modelos de gestão e operação que desconhecia.

 

 

Como nasceu a empresa

 

 

 

 

 

 

 

 

Devido à estratégica localização no sudoeste asiático, Macau convida a viajar e foi a partir de uma viagem à China que a Scioko nasceu. Estava de visita a um amigo de longa data, Tomás Froes, que se encontrava em Hangzhou (capital da província de Zheizhang) a completar um programa de mestrado em gestão. Esta visita contou tambem com uma passagem por Shanghai, onde também nos encontramos com o Luis [Estarreja], já amigo dos tempos de Lisboa.

 

Durante a estadia de 5 meses em Hangzhou, o Tomás parava todas as manhãs no mesmo quiosque para o pequeno-almoço, aí, uma senhora vendia um género de crepes que podiam ter diferentes recheios e, após várias esperas, ele [Tomás] percebe que um dos crepes mais vendidos é com salsicha. Esta observação, juntamente com enorme vontade de criar algo grande, deu origem a muitas outras experiências no terreno e foi a alavanca do projeto Scioko – o sonho de implementar na China e expandir a primeira cadeia de hotdogs global.

 

Paralelamente à minha vida profissional no Venetian em Macau, e em constante contacto via Skype com o Tomás (primeiro em Hangzhou, depois em Boston e finalmente em Lisboa), de Abril a Agosto de 2011, fizeram-se testes no terreno, pesquisas de mercado e planos de negócio. Entre Setembro e Outubro angariou-se capital proveniente de investidores privados. Em Novembro alargamos a equipa, o Luis Estarreja junta-se como sócio com a função de nos ajudar a entrar na China, minimizando as barreiras culturais e linguísticas que esperávamos, e o João Calvário junta-se também à equipa fundadora como responsável pela criação e desenvolvimento de produto. A 31 de Dezembro é o meu último dia como funcionário do Venetian Macau Hotel Resort. Em Janeiro 2012 estamos em Shanghai para preparar a abertura da primeira loja da Scioko, que viria a acontecer a 16 Junho 2012.

 

O que faz a Scioko?

A "Scioko™ faz cachorros quentes originais com salsichas frescas envolvidas em molhos caseiros, acompanhadas com legumes frescos locais e servidas em pão caseiro. Além de diferentes tipos de cachorros quentes, bebidas e snacks a Scioko serve também: pastéis de nata com a receita tradicional Portuguesa.

O posicionamento da Scioko™ passa pela oferta de comida genuína, feita a partir de ingredientes genuínos, capaz de proporcionar uma experiência sensorial que "transporte" os seus clientes para as ruas e aromas do mundo.

Contactos da empresa:

SCIOKO Food and Beverage Management (Shanghai) Co. Ltd

KIC Bay Area | Yangpu Digitization Park

Room 809, No 333 Song Hu Road, 200433 Shanghai, PRC

Co-Founder - Tomas Barros Froes | tomas@scioko.com | +86 138 177 240 73

Co-Founder - Luis Cancela | luis@scioko.com | +86 138 178 368 14

 

Partilhar