B.I.:
Nome estagiário: Inês Caleiro
Edição Contacto: C14
Formação base: Design de Comunicação
Empresa de estágio: Menina Design
País de estágio: Estados Unidos da América
Desde que fui contactada pela AICEP, em como confirmava uma vaga disponível no programa INOV Contacto, foi como uma enorme porta de oportunidades que se abriu à minha frente.
O projeto Guava começa a surgir muito naturalmente quase sem eu me aperceber que de repente já tinha uma coleção desenhada e que fazia todo o sentido agarrar nela e torná-la o meu projeto de vida! Por entre desenhos de mobiliário e peças de design de produto ia desenhando sapatos como escape e inspiração. As formas geométricas e a arquitectura estavam muito presentes no que desenhava e fez-me explorar esse lado nos detalhes dos sapatos que tanto rabiscava. Desde a experiência na conceituada Jimmy Choo que algo estava ali guardado para um dia desenvolver à minha imagem.
É precisamente durante o estágio do INOV Contacto que a Guava ganha forma. Dos desenhos à vontade de expansão foi um passo rápido e sentir que estando nos EUA, nada melhor do que aqui começar por criar uma rede de contactos e uma base de futura projeção da minha marca que ali ainda era um embrião. Imediatamente contactei também fabricantes em Portugal para a produção e prototipagem do meu produto e assim poder ter material de divulgação. Mal o estágio do INOV Contacto terminou, já tinha uma carteira de potenciais lojas e representantes nos EUA, assim como reuniões marcadas para que em Portugal pudesse mostrar o meu projeto ambicioso a fabricantes, que me permitissem arrancar com um mostruário.
A realidade ainda um pouco conservadora em Portugal fez com que esse processo se tornasse moroso, mas foi preciso conquistar o entusiasmo de um fabricante com alguma visão de futuro e que demonstrasse vontade de arriscar que me permitiu concretizar um primeiro mostruário. Com esse material fiz contactos com lojas, imprensa e dinamizei toda uma imagem de marca para a Guava. Quando a Guava é então convidada para aparecer na Revista Time Out, foi como o pontapé de saída para o que se veio a tornar um rodopio de emoções. Lojas nacionais foram contactando, entrevistas noutras revistas, jornais e publicações, convites para dar palestras em universidades, outros contactos para lojas internacionais, agentes interessados em representar a marca a nível internacional, a nomeação para um Fashion Award, a possibilidade de apresentar a marca em feiras internacionais assim como imprensa mundial, foi e tem sido tudo o fruto dessa mesma luta e constante procura de crescimento.
A AICEP tem sido também uma excelente ponte de contactos de apoio à Guava, o que tem tornado muitos dos avanços possíveis à expansão da marca.
A Guava é sem dúvida o meu projeto de vida, e tem sido profundamente gratificante ver que ao mesmo tempo tem servido de inspiração a outros jovens empreendedores que procuram começar os seus projetos, demonstrando que mesmo em momentos de dificuldade económica basta acreditarmos, lutarmos e criarmos as nossas próprias oportunidades para tudo começar.
A empresa
Guava é uma marca portuguesa de calçado regida pela paixão das formas arquitetónicas inspiradas nas assimetrias e na emoção das cores vibrantes. O seu design é a fusão entre a sedução geométrica, a experiência urbana e uma nova perspetiva de design.
Todas as peças são construídas por artesãos portugueses que aplicam a sua perícia e experiência na realização dos elementos mais delicados que constituem a perfeição e qualidade de cada par.
Os detalhes fazem parte deste percurso único. Desde o design contemporâneo até às mais modernas tecnologias e aos materiais sustentáveis, passando por um trabalho direto com os fabricantes, viabilizando uma necessária preocupação ecológica que culmina no mais elegante design avant garde e de excelência.
A Guava está à venda no mercado nacional nas seguintes cidades:
Lisboa, Porto, Coimbra, Mafra, Alcácer do Sal, Marinha Grande, Santa Maria da Feira, Açores – Terceira.
A nível internacional para: Holanda; Espanha; Bélgica; EUA; Angola.
Contactos feitos a nível internacional como Brasil, Japão, Moçambique, Canada, Reino Unido, Alemanha, reforçam a vontade de exportar a marca a uma escala internacional de relevo.