Requisitos de candidatura para estagiários INOV Contacto

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Contact Us


Homepage » InovContacto

Requisitos de candidatura para estagiários INOV Contacto 

Os jovens interessados em participar nos estágios internacionais INOV Contacto devem cumprir os seguintes requisitos Pessoais, Profissionais e Legais.

Requisitos pessoais

Pessoais



Idade até 29 anos, inclusive, à data de início de estágio;


Disponibilidade para viver no estrangeiro e capacidade para, com total autonomia, garantir o normal cumprimento das obrigações decorrentes do Regulamento Interno;


Robustez física e o perfil psicológico adequado para o exercício de funções profissionais, públicas ou privadas.

Requisitos pessoais

Profissionais



Qualificação superior concluída - ISCED 5. São aceites candidaturas em todas as áreas de formação académica, embora sejam consideradas preferenciais as seguintes: Gestão, Economia, Marketing, Engenharia (Civil, Mecânica, Biologia/Biotecnologia, Industrial) e Tecnologias de Informação, Redes ou Telecomunicações (incluindo Matemática Aplicada, Engenharia Informática, entre outras);

Fluência em Português escrito e falado


Qualificação comprovada de língua inglesa (Leitura, Escrita, Compreensão Auditiva e Expressão Oral) à data da candidatura ao programa.*


Jovem NEET, à data de aceitação do convite, ou seja, um jovem que não esteja a trabalhar, estudar e/ou que se encontre em formação;


Domínio de informática na ótica do utilizador e dispor de meios que permitam manter contacto de forma permanente, em Portugal e no estrangeiro, com a coordenação do INOV Contacto e com os coordenadores e tutores de estágio.



* Todos os candidatos terão que apresentar um comprovativo de qualificação de língua inglesa.

Deves ter em conta que:


Só é possível integrar no programa INOV Contacto uma única vez.


Consideramos qualificação superior concluída, uma licenciatura (180 a 240 ECTS), ou mestrado integrado (180 a 360 ECTS), comprovado pelo certificado de habilitações ou equivalente, onde seja possível aferir a data da conclusão e a média final obtida. No caso do grau académico ter sido obtido no estrangeiro, deverá ser apresentado o certificado de equivalências/reconhecimento académico emitido pela entidade nacional competente.



Comprovativo de qualificação de língua inglesa

  1. Candidatos que não possuem qualquer certificado:

    Deverão realizar as expensas próprias, um Teste de Nível numa escola de línguas.

    Só se aceitam testes de nível emitidos por escolas que estejam certificadas pela DGERT (Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho) ou reconhecidas pelo Ministério da Educação. Podes consultar aqui algumas das entidades certificadas.

    O teste terá que refletir a avaliação nos parâmetros de Leitura, Escrita, Compreensão Auditiva e Expressão oral e apresentar o resultado na escala do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR)



  2. Candidatos que já possuem um certificado

    Os candidatos que possuem certificados e/ou testes emitidos por centros de exames oficiais da Universidade de Cambridge*Esol, com uma classificação final de C1 ou C2, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), terão uma majoração na fase de candidatura.

    Consulte aqui os testes da Universidade de Cambridge*Esol, English for speakers of other languages, que são passíveis de majoração:

 Para mais informação aceda aos Centros de Exame do Cambridge.


Só se aceitam certificados ou testes de nível emitidos a partir do ano de 2014.

Não se aceitam certificados ou testes de nível que não apresentem o resultado na escala definida pelo Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR).



Para verificares os timings de apresentação dos comprovativos de suporte a estes requisitos obrigatórios, por favor consulta os números 1, 2 e 3 da Cláusula 19ª do Capítulo 15 – “OBRIGAÇÕES DO ESTAGIÁRIO” do Regulamento Interno do programa.

As entidades de acolhimento também devem garantir alguns requisitos para receber estagiários INOV Contacto. Vai até à página Critérios de Seleção das Entidades de Acolhimento e fica a conhecê-los!

Partilhar