Sobre o mercado italiano
A principal dificuldade da venda de produtos portugueses em Itália é, por um lado, o fraco conhecimento do mercado português pelos operadores italianos, e, por outro, o facto de a sua imagem ainda estar relacionada com a de um país tradicional.
Urge, por estes motivos, promover o mais possível o que de melhor se faz em Portugal. Na verdade, o nosso país tem, a este propósito, uma posição considerada sensível, na medida em que muitos dos produtos portugueses são concorrentes diretos dos produtos italianos.
Nesse sentido, acreditamos que a melhor aposta será na promoção dos produtos de excelência, topo de gama, nomeadamente no setor dos têxteis-lar e da moda.
Itália é a 4ª economia da União Europeia e a 8ª a nível mundial, segundo dados do Banco Mundial relativos a 2016. Segundo o “World Competitiveness Report 2016-2017” do Fórum Económico Mundial, Itália ocupa a 44ª posição no ranking de competitividade a nível mundial, dois lugares à frente de Portugal (46ª), tendo descido uma posição em relação ao ano anterior.
Itália tem uma indústria muito forte, mas o mercado é em grande medida abastecido por importações, que têm registado crescimento continuado nos últimos cinco anos.