AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Contact Us


Homepage » Eventos » Feiras Internacionais

 

A AICEP organizou, pela primeira vez, a participação coletiva de Portugal na maior feira de design do Norte da Europa, a Dutch Design Week que decorreu em Eindhoven, na Holanda, de 20 a 28 de outubro.
 
Sob o tema “Re-invented Crafts: A new perspective on Portuguese design” esta participação teve como objetivo promover internacionalmente a imagem do design nacional, evidenciando não só a qualidade dos projetos apresentados como também a capacidade criativa dos designers portugueses, na reinvenção do artesanato através de novas abordagens, aumentando desta forma a notoriedade da oferta nacional, junto de profissionais e prescritores internacionais, como também junto da imprensa internacional.
 
Portugal esteve representado com um conjunto de peças de seis designers portugueses, destacando-se a apresentação de duas tendências: Novos Processos e Tecnologia e Exploração e Experimentação do artesanato local. A incorporação tecnológica aplicada ao processo de produção. A exploração do artesanato local tradicional, através de recursos locais e uma quantidade mínima de materiais utilizados, complementados pela sinergia entre artesanato e tecnologia. A expressão “Menos é mais” é transmitida na obra dos seis designers portugueses.
 
A primeira tendência apresenta convergências entre uma nova tecnologia e o artesanato, destacando-se o trabalho do designer Brimet Silva, do estúdio de pesquisa design DIGITALAB, que funde a nova tecnologia com o segmento de cortiça, em que no projeto do sistema Co-RK a matéria prima é recolhida em Portugal e é utilizada para estruturas e aplicações geradas por algoritmos em móveis e superfícies. Tanto o projeto de João Abreu Valente - Studio JAV – como o projeto de Monica Braga dos Santos - MONICA SANTOS - integram a tecnologia de uma 3D-Printing no processo de cerâmica. Esta tecnologia permite não só reduzir o tempo de trabalho como também conseguir formas mais aperfeiçoadas. Com a proposta de  Manuel Amaral Netto - UTIL – “lâmpada Kite suspensa” é apresentada uma lâmpada flutuante montada à mão, resultado de uma quantidade limitada de materiais,  para a qual é aplicada a componente tecnológica através da utilização de uma 3D-Printing.
 
Numa segunda abordagem, a exploração e experimentação do artesanato local e a implementação de novas tecnologias para melhorar a produção são encontradas no Projeto Muro, de Maria Ana Vasco Costa - The Wall Project by MVAC -, que apresenta o potencial que a criatividade tem, como ferramenta de inovação. Neste projeto, o tradicional uso local de azulejos monocromáticos é levado ao extremo, visualizando-se no projeto apresentado a  sinergia entre tradição, produção local e novos padrões contemporâneos para superfícies, abrindo assim novas possibilidades para o design de interior e exterior. Também a designer Eneida Lombe Tavares combina duas tradições antigas: a cerâmica portuguesa e a cestaria angolana no vaso de Caruma para a marca de design Vicara.

 

A representação portuguesa contou com a visita da Senhora Embaixadora de Portugal nos Países Baixos, Dra. Rosa Batoréu.

Consulte o catálogo e conheça melhor os designs portugueses que participam na DDW:

 

 

 

   

Partilhar