AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Contact Us


Homepage » Eventos » Em Foco

 

 

Data: 13 de novembro de 2019

Hora: 9:00-13:00

Local: Lisboa – Auditório da AICEP - Rua de Entrecampos, Bloco B, nº28
Programa: Consultar >
 

Apresentações: Consultar >  

A AICEP organizou o Em Foco Índia: Economia das Águas, dia 13 de novembro em Lisboa com o especialista N. Krishna Ranganath.

 

N. Krishna Ranganath, co-Chairman na CII National Committee on Water e Managing Director da Grundfos Pumps India Pvt Ltd (Chennai, Índia), é o especialista convidado pela AICEP para apresentar as oportunidades de negócio existentes no setor das águas na Índia.

 

Se globalmente a boa gestão e o controlo dos recursos hídricos existentes estão na ordem do dia, estas questões assumem a máxima urgência no que diz respeito ao território indiano, dado a sua situação precária. As entidades oficiais indianas competentes procuram cada vez mais encontrar soluções fora da Índia, através do estabelecimento de parcerias com as suas congéneres e com empresas privadas estrangeiras, capazes de dar respostas rápidas e eficazes, a fim de reduzir drasticamente o desperdício ou o consumo excessivo das reservas de água potável ainda existentes.

 

Nesta sessão, que conta com intervenções de palestrantes da AdP - Águas de Portugal e PPA - Parceria Portuguesa para a Água, vamos apresentar as características do setor das águas na Índia e dar a conhecer as oportunidades de negócio que aí existem para as empresas portuguesas.

 

Esta ação conta com a parceria da AdP – Águas de Portugal, entidade portuguesa que tem estabelecido programas de colaboração com as suas congéneres indianas, dentro destas áreas de negócio – recuperação, tratamento e saneamento de águas.

Porquê a Índia e o Setor das Águas? 

 

• Se em todo o mundo a situação das reservas de água potável requer atenção, na Índia assume a máxima urgência. A Índia está entre os países com maior stress hídrico. Em 1950, o país tinha 3.000 a 4.000 metros cúbicos de água por habitante. Hoje tem apenas cerca de 1000.

• Em algumas regiões, existem problemas sérios de escassez de água, o que torna urgente levar a cabo a modernização e o desenvolvimento deste sector, das suas infraestruturas e sistemas de apoio, bem como adquirir rapidez nas soluções a adotar, de modo a travar o consumo excessivo e a diminuir o desperdício.

• Ainda assim, podemos afirmar que a Índia não enfrenta uma efectiva crise da água, mas sim uma crise de gestão das suas reservas de água, exigindo uma reavaliação fundamental da maneira como o país administra os seus recursos hídricos.

• São exemplos dos principais desafios para o sector das águas na Índia: a disponibilização de água para consumo humano às várias zonas rurais; a gestão de águas subterrâneas e das bacias hidrográficas; a melhoria do acesso à água nas regiões de seca; a limpeza e recuperação do rio Ganges; a gestão de inundações e de secas; a melhoria da segurança das barragens na Índia.

Conheça a importância de estar presente na Índia, quer através do conhecimento das corretas formas de abordagem ao mercado, quer através de propostas concretas e desafiantes para o desenvolvimento de negócios. Venha ouvir os especialistas convidados, e saiba mais acerca de como fazer parte da solução para a Índia, ao mesmo tempo que aumenta os seus negócios, ganhando a sua empresa terreno e visibilidade na Índia! 

 

Contamos com a sua presença!

Partilhar